terça-feira, 20 de novembro de 2007

Pensando sobre a nossa prática

Como hoje não tivemos aula na ESPEAD procurei utilizar esse tempo para estudar e me dedicar a esta postagem no portfólio.

Fiz novamente a leitura do texto “A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCUSSÃO DAS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO TUTOR”, que está disponível na biblioteca do rooda. Neste material, os autores referem que o tutor, de maneira síncrona ou assíncrona, presencial ou a distância, deve garantir uma “qualidade comunicacional” para o emprego do material didático produzido pelo professor, além de dirigir, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos. Isso me fez pensar, mais uma vez, na importância do nosso papel com cada aluno deste curso de graduação a distância e lembrei ainda da aula que tivemos dia 13/11 na ESPEAD quando discutimos sobre nossas intervenções nas produções dos alunos. Penso que essa discussão foi bastante relevante e pertinente ao nosso trabalho no PEAD, pois acabamos refletindo sobre nossas próprias ações. Quantas vezes me vi diante de um trabalho pensando: e agora, que tipo de retorno dou a este aluno para que possa contribuir com a sua aprendizagem? Neste encontro ficou claro que não existe um modelo de intervenção, mas que nossas intervenções devem ir sendo aperfeiçoadas a medida que formos fazendo-as e refletindo sobre elas. É importante que o tutor possa tomar contato com o material, estudar, discutir com o professor aquilo que ele espera dos alunos e suas próprias dúvidas em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado. Tenho procurado ler com atenção os textos da interdisciplina antes de começar a fazer os comentários nos trabalhos e fóruns. Isso possibilita que possamos fazer intervenções com mais qualidade, que contribuam de alguma maneira para que os alunos pensem além daquilo que produziram.

Inclusive, no dia 12/11 tive um retorno positivo da profa Neusa, com quem trabalho na interdisciplina de Ludicidade, no pólo de Alvorada, a respeito de algumas intervenções que fiz no fórum da interdisciplina: Olá, Simone. Parabenizo-te por tuas excelentes indagações acerca de nossa intencionalidade com esta atividade, ou seja, integrar os sonhos dos nossos educadores a realidade, fazê-los refletir sobre o quanto colocam em prática os seus ideais pedagógicos (ou não...). Abraços, Neusa” .

Penso que o retorno do professor em relação as nossas intervenções é bastante importante para o aperfeiçoamento do nosso trabalho e nos motiva a continuar com dedicação, responsabilidade e empenho.

Nenhum comentário: