terça-feira, 23 de outubro de 2007

Iniciando as postagens


Achei interessante começar o meu portfólio com algumas idéias sobre este recurso. Estava lendo na internet o artigo: "Portfólio: conceito e construção"* e destaquei dois parágrafos significativos:

"Na última década, o saber acumulado e repetitivo do conteúdo de material didático, simplesmente transferido pelo professor e completamente descontextualizado de informação, tem sido substituído pela concepção de uma proposta atual de educação que propicie uma avaliação da aprendizagem e esteja em consonância com as finalidades educativas, considerando-se a importância de não se confundir a avaliação com mensuração de conteúdos e, conseqüentemente, a aprovação (HERNANDEZ, 2000).

Dessa forma, diferentemente de checar o que e quanto o aluno aprendeu, essas concepções atuais buscam o sentido das aprendizagens para aquele que aprende, trabalhando com diferentes linguagens para a construção efetiva do conhecimento. Um texto escrito, um texto visual, uma obra artística, um conto ou uma poesia são linguagens que articuladas, expressam idéias, expressam conhecimento. E qual seria, então o instrumento de avaliação coerente com esse processo de aprender? Com certeza não poderia ser um instrumento de mensuração que pontuasse resultados, mas sim um instrumento que desse espaço à criatividade, à construção e que registrasse o percurso desse processo de construção do saber.
O Portfólio é esse instrumento que reflete a trajetória desse saber construído. Também possibilita aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado (VIEIRA, 2002)."

Espero que este seja um espaço de registro de muitas aprendizagens!

*Artigo disponível em: http://www.uniube.br/institucional/biblioteca/arquivos/portfolio_biblioteca
_uniube.pdf

Nenhum comentário: